A Minha Terra em Tecido

datD:14 Mai, 2017

A Minha Terra em Tecido

Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2016-17

Descrição do Projeto
Pelo quarto ano consecutivo, a H SARAH Trading associa-se à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para levar a temática da reutilização/reciclagem têxtil a todas as Eco-Escolas do país. Estruturado em duas atividades distintas (Recolha com Estilo e Criar com Estilo), este projeto visa (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de roupas e calçado.
Objetivos
(In)formar acerca da importância da reutilização e reciclagem de têxteis;
Promover a reutilização de objetos fora de uso;
Proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola, um local de entrega de roupas e calçado;
Contribuir para o correto reencaminhamento dos materiais, segundo a hierarquia dos resíduos;
Promover a interação entre a escola, a comunidade e instituições de solidariedade social.
Atividades
DESAFIO 1
Recolha com estilo | recolha de roupas, calçado, brinquedos e livros
(desafio de caráter obrigatório para as escolas de Portugal Continental que pretendam inscrever-se no desafio “Criar com Estilo” / válido apenas para Portugal Continental)
EM QUE CONSISTE
Este desafio prevê a recolha de roupa, calçado, brinquedos e livros nas escolas, no decorrer do ano letivo 2016/2017. O material deve ser angariado entre a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e pais) e armazenado na escola até à data da recolha.
COMO PARTICIPAR
Formalizar a inscrição na plataforma Eco-Escolas: http://ecoescolas.abae.pt no separador “Atividades”
Preencher os campos disponíveis;
Iniciar a recolha de roupa, calçado, brinquedos e livros, através da divulgação do projeto no seio da comunidade escolar;
Contactar a H SARAH Trading sempre que for necessário efetuar uma recolha, através do contacto telefónico 238 978 109 ou através do e-mail projeto@sarah-trading.com, identificando a escola e respetiva localidade;
A cada recolha, o(a) professor(a) coordenador(a) do Programa Eco-Escolas recebe um e-mail automático com registo da quantidade recolhida.
Nota Importante: As escolas que já possuem o “Caixotim” (contentor de recolha seletiva de têxteis, propriedade da H SARAH Trading) devem obrigatoriamente efetuar nova inscrição, caso pretendam que as recolhas sejam válidas para efeitos de concurso. Caso o mesmo não se verifique, o “Caixotim” será removido.
Se a escola está equipada com o “Caixotim” (contentor de recolha seletiva de têxteis, propriedade da H SARAH Trading), deverá até 31 de janeiro de 2017 reunir um mínimo de 200Kg de material para continuar com o equipamento na escola. Caso a quantidade recolhida até à data não atinja este patamar, o equipamento será removido. A escola pode dar continuidade à sua participação no projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” mas deve armazenar o material em local próprio.
Se a escola não está equipada com o “Caixotim” (ou se o mesmo for retirado por incumprimento da quantidade mínima), pode receber um equipamento personalizado no ano letivo 2017/2018. Para tal, deve reunir um mínimo de 500kg de material no corrente ano letivo (no período compreendido entre a data de inscrição e 31 de julho de 2017).
QUANDO PARTICIPAR
As inscrições neste desafio estarão abertas até 31 de janeiro. As recolhas para efeitos de concurso serão contabilizadas no período compreendido entre data de inscrição e 31 de julho de 2017.
COMO APOIAR
No momento da inscrição, cada escola identificará uma associação/IPSS da sua área de residência para beneficiar de apoio por parte da H SARAH Trading. As instituições serão contactadas pela H SARAH Trading para identificação das suas necessidades no âmbito de roupa, calçado e brinquedos. O material entregue diretamente pelas escolas às instituições escolhidas não será contabilizado para efeitos de concurso.
PRÉMIOS
Serão premiados os três primeiros lugares em cada uma das categorias apresentadas:
Maior quantidade de recolha total por escola | Maior quantidade de recolha per capita
1.º Prémio – Máquina de Costura
2.º Prémio – Kit de Trabalhos Manuais (no valor de 50€)
3.º Prémio – Coluna Wireless
As 6 escolas receberão ainda uma agenda do professor para o ano letivo 2017/2018.
DESAFIO 2
Criar com estilo | desafio criativo
(válido para Portugal Continental e Ilhas)
EM QUE CONSISTE
O tema do ano 2016-17 é “A Minha Terra em Tecido” e prevê a personalização de um quadrado de tecido inspirado num elemento natural ou cultural da região. A ideia é ver representado num pedaço de tecido um ícone local, uma referência gastronómica, uma dança tradicional, um monumento, entre muitas outras opções. No final do concurso, os pedaços de tecido serão cozidos e formarão uma manta gigante onde estarão representadas as várias regiões de Portugal.
COMO PARTICIPAR
Formalizar a inscrição na plataforma online http://ecoescolas.abae.pt, no separador “Atividades”, tendo em atenção os escalões disponíveis:
1.º Escalão – Pré-Escolar e 1.º Ciclo
2.º Escalão – 2.º e 3.º Ciclos
3.º Escalão – Ensino Secundário, Profissional e Superior
Preencher os campos disponíveis;
Iniciar o trabalho criativo (apenas um trabalho por escola/escalão);
Depois de concluído, colocar uma fotografia do trabalho final na plataforma das Eco-Escolas, assim como a respetiva memória descritiva
O trabalho original (tecido 25cm x 25cm) deve ser entregue em mão ou enviado, com a respetiva memória descritiva, para a ABAE. Morada:
Associação Bandeira Azul – ABAE | Programa Eco-Escolas
Edifício Vasco da Gama – Bloco C – Piso 1
1350-355 Lisboa – Alcântara
QUANDO PARTICIPAR
As inscrições neste desafio estarão abertas até 31 de janeiro de 2017. O envio dos trabalhos finais para a ABAE – Programa Eco-Escolas deverá ser realizado até 31 de maio de 2017.
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
Os alunos devem selecionar um quadrado de tecido à sua escolha com 25cm x 25cm. Devem utilizar têxteis em fim de vida, que não reúnam condições de utilização (um vestido, uma cortina, uma t-shirt, por exemplo). Nesse quadrado, os alunos representarão um elemento natural ou cultural da região, utilizando as técnicas que considerem mais adequadas para o efeito. Será valorizada a utilização predominante de tecidos na construção do trabalho final, embora seja permitida a utilização de outros materiais recicláveis. A personalização do quadrado deve ter em conta o objetivo final – a construção de uma manta para expor na vertical – pelo que os elementos utilizados devem estar bem fixos na base, a utilização de materiais em relevo deve ser moderada e o tecido deve ser adequado (sem elastano e sem acabamento acetinado).
JÚRI
Após a receção dos trabalhos, um júri composto por elementos da ABAE, da H SARAH Trading e Comissão Nacional Eco-Escolas realizará a avaliação das peças segundo os seguintes critérios:
originalidade e criatividade
materiais utilizados
envolvimento dos alunos
apresentação das peças
PRÉMIOS
Serão premiados os três primeiros lugares em cada uma das categorias apresentadas:
1º Escalão | 2º Escalão | 3º Escalão
1.º Prémio – Máquina de Costura
2.º Prémio – Kit de Trabalhos Manuais (no valor de 50€)
3.º Prémio – Coluna Wireless
As 9 escolas receberão ainda uma agenda do professor para o ano letivo 2017/2018.