Eco-Escolas 2014/2015

Descrição do Projeto

Fruto de uma parceria entre a H Sarah Trading e o Programa Eco-Escolas, o projeto “Roupas usadas não estão acabadas” visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa e ainda, calçado, brinquedos e material escolar para reutilização e reciclagem.
Existe um desafio criativo para as escolas inscritas no projeto: – criação de uma peça original construída com resíduos provenientes da indústria têxtil.

Objetivos
Atividades

• (in)formar acerca da importância da reutilização e reciclagem de têxteis;
• promover a reutilização de objetos fora de uso;
• proporcionar à comunidade, através das Eco-Escolas, um ponto de deposição seletiva de roupa, calçado e brinquedos;
• contribuir para o correto reencaminhamento dos materiais, segundo a hierarquia dos resíduos;
• promover a interação entre a escola, a comunidade e instituições de solidariedade social.

Recolha com estilo | recolha de roupas calçado e brinquedos

Este desafio de carácter obrigatório prevê a recolha de roupa, calçado e brinquedos nas escolas, no decorrer do ano letivo 2014/2015. Para participar, devem inscrever-se na plataforma online sarahtrading.abae.pt e aguardar o contacto por parte da empresa responsável para definir o modelo de participação.
As escolas podem aderir de duas formas:
• através da colocação de um equipamento de recolha de roupa, calçado e brinquedos nas instalações do estabelecimento de ensino, acessível a toda a comunidade escolar;
• através de recolhas/campanhas pontuais (o material é armazenado na escola).

Criar com estilo | uma peça original

Em que consiste:
Este desafio consiste na criação de uma peça original construída com resíduos provenientes da indústria têxtil, fornecidos pela H Sarah Trading. A cada escola inscrita será entregue um kit (aproximadamente 10 kg) de pedaços de tecido com várias cores, tamanhos e texturas. Os alunos deverão criar uma peça original de vestuário ou acessórios, recorrendo às técnicas que considerarem mais adequadas, estando autorizada a utilização de outros materiais recicláveis desde que não ultrapassem 20% da constituição da peça.
Como participar
Cada escola deverá inscrever-se no escalão, ou escalões, correspondentes, escolhendo uma ou as duas categorias propostas.
Deverão ser utilizados na confeção da peça, embora possam recorrer à reutilização de outros tecidos ou antigas peças de vestuário (atenção não devem estragar roupa para participar no Concurso; apenas reutilizar), os tecidos entregues pela H Sarah Trading à escola.

[huge_it_video_player id=”2″]


Newsletter